Itapira se prepara para a Conferência Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quarta-feira, dia 29, na Casa da Cultura uma reunião junto com representantes de segmentos da educação básica, superior e tecnológica, autoridades, conselheiros municipais, APM’s (Associação de Pais e Mestres) e dirigentes regionais de ensino, com o objetivo de preparar a etapa municipal da 2ª Conae 2014 – Conferência Nacional de Educação. O evento está marcado para o 06 de junho, a partir das 8h30, no auditório do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira).
Nesta fase, serão definidos os delegados, que irão participar da etapa estadual que acontecerá em São Paulo. Na capital, serão definidos os delegados que representarão o estado de São Paulo na etapa nacional, que ocorre em Brasília em 2014.
“Tínhamos a opção de participar somente da etapa intermunicipal em Campinas, mas neste caso teríamos pouco espaço para expor o que pensam os seguimentos da educação itapirense, por isso resolvemos realizar esta conferência municipal e enviar nossas propostas diretamente”, destacou a secretária de educação Flávia Rossi.
Para a fase municipal Itapira vai discutir o eixo temático: ‘O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, Organização e Regulação.’
"Uma vez eleitos, os delegados itapirenses poderão propor supressão de parágrafos ou acréscimo de novas questões no texto base da Conae 2014", explicou o diretor da secretaria de educação, Fernando Bendassoli durante a reunião preparatória.
O prefeito José Natalino Paganini representando o poder executivo e o vereador Maurício Cassimiro de Lima em nome do legislativo acompanharam a reunião.
Paganini desejou bom trabalho aos conferencistas e aprovou a iniciativa da conferência municipal. "Teremos o olhar itapirense nas próximas etapas, isso é importante porque muitas vezes os dirigentes nacionais enxergam as cidades como se fossem todas iguais e criam diretrizes que vem de cima para baixo e acabam prejudicando o desenvolvimento da educação. Com a fase municipal é possível incluir nos projetos e programas propostas que levem em conta a realidade do nosso município” finalizou Paganini.
A primeira Conae foi em 2010 e teve a participação de 450 mil delegados nas etapas municipal, estadual e nacional e apresentou diretrizes, metas e ações, na perspectiva da democratização, universalização, qualidade, inclusão, igualdade e diversidade na educação, culminando com a elaboração de um documento referência, base para as discussões para a Conae 2014 e base para o novo Plano Nacional de Educação.